Responsabilidade sobre o conteúdo das matérias Notícias Consumidor

Porto Alegre RS - 01/02/2017

Procon Porto Alegre interdita pontos de venda da editora Três

* Texto: Maria Teresa Severo - Edição: Gilmar Martins em 01/02/2017

foto da matéria
Foto: Divulgação/PMPA
O Procon Porto Alegre interditou hoje, todos os pontos de venda de revistas da Editora Três na Capital. A ação do Procon é decorrente de denúncias recebidas pela ouvidoria da Infraero e pela Delegacia de Proteção ao Turista, além de um crescente número de reclamações contra a editora registradas no Procon municipal.

A suspensão temporária das atividades da Editora Três ocorreu porque o Procon identificou a prática de propaganda enganosa, vícios no consentimento do consumidor na aquisição de assinaturas de publicações da editora, renovações automáticas de assinatura e cobranças indevidas em cartões de crédito sem o consentimento do consumidor. São publicações oferecidas como brindes em aeroportos, estações do metrô, supermercados e shopings centers. “Percebe-se que consumidores tornaram-se assinantes de revistas da Editora Três sem saber”, afirma o diretor executivo do Procon Porto Alegre, Cauê Vieira.

Modo de ação – No aeroporto os consumidores recebem ofertas de cortesia de revistas da editora Três, mediante apresentação de cartão de crédito. A dor de cabeça dos consumidores começa quando entregam o cartão, fornecendo dados pessoais e endereço. Com as informações, os vendedores lançam assinaturas de revistas em várias parcelas e somente quando os consumidores recebem a fatura do cartão percebem que foram enganados.

“O passageiro do aeroporto, com pressa, acaba assinando sem saber que se trata de uma venda”, salienta Vieira. “Não entreguem seu cartão de crédito a ninguém e protejam sempre seus dados”, acrescenta.

Denúncias - Reclamações podem ser efetuadas no Procon Porto Alegre, localizado na rua dos Andradas, 686, de segunda a sexta-feira, das 10 às 16h. O Procon também atende ainda pelo telefone (51) 3289-1774, por meio do site http://www.proconpoa.rs.gov.br e pelo aplicativo gratuito Procon App.
* Prefeitura Municipal


Voltar Mais Consumidor...


Editora do site: Vital Comunicações - WhatsApp e Fone OI (51) 98406-0092 e-Mail: juarez@owicki.com.br